Basquetebol: Sete reforços para o título

A equipa de basquetebol do FC Porto apresentou-se hoje com sete “caras novas”, com destaque para o regressado internacional português Carlos Andrade e o norte-americano Gregory Stempin, proveniente da Ovarense.
O primeiro dia de trabalho da equipa orientada pelo espanhol Moncho López, que acumulará o cargo com as funções de seleccionador nacional, foi antecedido pela apresentação do extremo Carlos Andrade.
Na presença do presidente Pinto da Costa e de Fernando Gomes, responsável máximo pela secção, Carlos Andrade manifestou-se contente por regressar a um clube em que já foi campeão e prometeu "motivação para ganhar tudo".
"Estou muito contente por voltar a um clube que já conheço muito bem e onde tive a felicidade de vencer tudo. Prometo dar o meu melhor e garanto que a motivação que tenho para ganhar tudo este ano é muito grande”, garantiu o internacional português, que venceu na época 2003/04 todas as competições nacionais de “dragão” ao peito.
Carlos Andrade admitiu que lhe faltaram oportunidades para se afirmar na equipa do Bruesa, onde se sagrou campeão da Leb Ouro e disputou na última época a Liga ACB, e revelou que o facto de Moncho López ser o treinador do FC Porto o ajudou a regressar à cidade invicta
"Não tive as oportunidades que desejava e se calhar faltava ambição e um treinador que desse essa motivação de poder ser outra vez um líder na equipa e conquistar títulos. Nesse sentido, o Moncho López conseguiu-me motivar e foi um dos factores que me fez regressar ao FC Porto", explicou.
Para Fernando Gomes, dirigente portista, o plantel para esta época é "melhor" do que o anterior e por isso estão criadas as condições para discutir o título nacional.
"Realisticamente, é obvio que, em função do plantel que foi possível concretizar, esta equipa dá-nos garantias de ser melhor da que a do ano passado. Objectivamente, estão criadas as condições para ombrear na disputa de todas as competições que estivermos envolvidos" afirmou Fernando Gomes, que não pensa um campeonato bipolarizado entre o FC Porto e o campeão Benfica.
Moncho López, o novo treinador dos “dragões”, traçou como objectivo "lutar por vencer todas as competições" e admite que FC Porto e Benfica são os principais candidatos ao título nacional
“Os objectivos passam por lutar para ganhar todas as competições. E o que pedimos aos atletas é que depois de um jogo do FC Porto acabar não queremos que ninguém diga que esta equipa não fez tudo para ganhar. Estou convencido de que vamos vencer muitos jogos", começou por explicar, adiantando que “Benfica e FC Porto podem ser considerados favoritos”.
Metade dos 12 jogadores, de um plantel composto por 16, que deverão ser regularmente chamados por Moncho López estão na “casa” dos 30 anos, sendo três dos reforços “trintões” (Carlos Andrade, Gregory Stempin e Rui Mota).
O técnico espanhol não se incomoda com o bilhete de identidade: "Os jogadores na casa dos 30 é um pouco por acaso. Isso até se pode converter numa virtude. Neste caso, o que mais nos interessava era a experiência e os reforços dão-nos isso", concluiu.
Por seu lado, Nuno Marçal, “capitão” da equipa, acha que estão reunidos "todos os ingredientes" para o FC Porto voltar a ser campeão.
"Temos uma excelente equipa técnica, excelentes reforços e um óptimo pavilhão e, por isso, todos os ingredientes para que no final da época possamos festejar aquilo que são por norma as ideias do clube, que é vencer o campeonato nacional”, declarou.

Plantel do FC Porto para a época 2009/10:

Bases: João Figueiredo, Brice Fantazia (ex-Culver Stockton, EUA), Rui Mota (ex-Ovarense), André Bessa e Pedro Catarino.

Extremos: Paulo Cunha, Nuno Marçal, José Almeida, Carlos Andrade (ex-Bruesa, Esp), Gregory Stempin (ex-Ovarense) e João Gaspar.

Postes: Julian Terrell (ex-Köln 99ers, Ale), Jorge Coelho (ex-Gijon Basket, Esp), David Gomes (ex-CAB Madeira), André Boavida e André Pereira.

0 comentários:

Enviar um comentário